A vida póstuma da agudeza

o drama da lírica em Passim de Miguel Deguy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p97-113

Palavras-chave:

Lírica, Fragmentarismo, Legibilidade, Luto, Sentido

Resumo

O artigo realiza uma leitura cerrada de “Passim”, que, como um poema em paralaxe, forja, com o dispositivo do fragmentarismo, uma unidade anômala de discursos sobre a morte, e constitui uma demonstração in extremis dos limites e possibilidades do discurso poético. Assim, o horror e o luto, pontos nevrálgicos da cultura ocidental, são reconhecidos no poema como definidores da disputa entre o eu cognoscente, de um lado; e o pensamento incoativo, a impossibilidade de sentido e o apagamento de outro, de modo a formular um agon sobre o próprio ser-sobre da existência circunscrita pela consciência da finitude e da fragilidade da vida. A leitura, por fim, identifica os vínculos íntimos entre a legibilidade da lírica, a montagem discursiva, a condição performativa do eu e sua dramatização na ritualização do luto – vínculos condicionados ao desvelo dos artifícios da retórica, que subsistem ruinares e reatualizados, ainda produtivos, na poesia contemporânea de Deguy.

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Biografia do Autor

Yasmin Magalhães, Doutoranda UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; programa de pós-graduação em Letras - Faculdade de Letras, Rio de Janeiro – RJ – yfmerelim@icloud.com

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Magalhães, Y. (2023). A vida póstuma da agudeza: o drama da lírica em Passim de Miguel Deguy. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (30). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p97-113

Edição

Seção

Artigos