A prosa como meio da arte contemporânea

Autores

  • Jorge Manzi Pontificia Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p27-47

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Prosa contemporânea, Condição post-medial, César Aira, Sergio Chejfec

Resumo

Na primeira parte do artigo, a partir de propostas de Thierry de Duve e Rosalind Krauss, é apresentada a noção de arte contemporânea como "arte em geral", com ênfase na possível sobrevivência da noção de meio específico no interior de uma prática caracterizada por sua heterogeneidade e pós-medialidade. Na segunda parte, por meio da discussão do projeto artístico de César Aira e da análise de algumas passagens da prosa de Sergio Chejfec, propõe-se a possibilidade de teorizar a literatura e, mais especificamente, a prosa, como meio de arte contemporânea. Para concluir, discutem-se as implicações desta proposta e elaboram-se algumas afinidades de fundo entre o romance, a prosa e a arte contemporânea, basadas na persistencia de uma dialética entre arte e anti-arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Manzi, Pontificia Universidad Católica de Chile

Jorge Manzi é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Em 2021 foi vencedor do prêmio Dirce Côrtes Riedel à melhor tese de doutorado ("Abstração e informalismo depois de 1945"). Atualmente é professor assistente na Pontificia Universidad Católica de Chile, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre as relações entre literatura e arte contmporâneo (projeto N°3200950, ANID). 

Referências

AIRA, C. Sobre el arte contemporáneo. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2016.

BAJTÍN, M. La novela como género literario: épica y novela. In: BAJTÍN, M. La novela como género literario. Zaragoza: Editorial Universidad Nacional / Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2019.

BÜRGER, P. Teoría de la vanguardia. Buenos Aires: Los cuarenta, 2009.

CHEJFEC, S. Baroni: un viaje. Barcelona: Candaya, 2010.

CUNNINGHAM, D. Genre without genre. Romanticism, the novel and the new. Radical Philosophy. 196, p. 14-27, Mar/abr., 2016.

DUVE, T. de. From Beaux-Arts to Art-in-General: A Bit of History. In: DUVE, T. DE. Aesthetics at large. Vol.1. Art, Ethics, Politics. Chicago: The University of Chicago Press, 2018.

DUVE, T. de Kant after Duchamp. Massachusetts: The MIT Press, 1996.

GARRAMUÑO, F. Mundos en común. Ensayos sobre la inespecificidad en el arte. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015.

GROYS, B. The topology of contemporary art. In: Smith, Terry et al. Antinomies of Art and Culture: Modernity, Postmodernity, Contemporaneity. Durham: Duke University Press, 2009.

HORNE, L. Literaturas reales. Transformaciones del realismo en la narrativa latinoamericana contemporánea. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2011.

KRAUSS, R. Under blue cup. Massachusetts: The MIT Press, 2011.

LADDAGA, R. Espectáculos de realidad. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2007.

LEWITT, S. Sentences on conceptual art. In: LEWITT, S. Conceptual art: a critical anthology. Ed. Alberro, Alexander & Blake Stimson. Massachusetts: The MIT Press, 1999.

LUDMER, J. Aquí América Latina. Una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.

OSBORNE, P. The Terminology is in Crisis: Postconceptual Art and New Music. In: OSBORNE, P. The Postconceptual Condition. London: Verso, 2018.

OSBORNE, P. Art beyond aesthetics. In: OSBORNE, P. Anywhere of not at all: Philosophy of Contemporary Art. Londres: Verso, 2013.

SEBALD, G. W. Campo Santo. Barcelona: Anagrama, 2007.

SERRA, R.; FOSTER, H. Conversations about sculpture. New Haven: Yale University Press, 2018.

TASSINARI, A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Manzi, J. (2023). A prosa como meio da arte contemporânea. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (30). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p27-47

Edição

Seção

Artigos