A prosa como meio da arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p27-47Palavras-chave:
Arte contemporânea, Prosa contemporânea, Condição post-medial, César Aira, Sergio ChejfecResumo
Na primeira parte do artigo, a partir de propostas de Thierry de Duve e Rosalind Krauss, é apresentada a noção de arte contemporânea como "arte em geral", com ênfase na possível sobrevivência da noção de meio específico no interior de uma prática caracterizada por sua heterogeneidade e pós-medialidade. Na segunda parte, por meio da discussão do projeto artístico de César Aira e da análise de algumas passagens da prosa de Sergio Chejfec, propõe-se a possibilidade de teorizar a literatura e, mais especificamente, a prosa, como meio de arte contemporânea. Para concluir, discutem-se as implicações desta proposta e elaboram-se algumas afinidades de fundo entre o romance, a prosa e a arte contemporânea, basadas na persistencia de uma dialética entre arte e anti-arte.
Downloads
Metrics
Referências
AIRA, C. Sobre el arte contemporáneo. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2016.
BAJTÍN, M. La novela como género literario: épica y novela. In: BAJTÍN, M. La novela como género literario. Zaragoza: Editorial Universidad Nacional / Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2019.
BÜRGER, P. Teoría de la vanguardia. Buenos Aires: Los cuarenta, 2009.
CHEJFEC, S. Baroni: un viaje. Barcelona: Candaya, 2010.
CUNNINGHAM, D. Genre without genre. Romanticism, the novel and the new. Radical Philosophy. 196, p. 14-27, Mar/abr., 2016.
DUVE, T. de. From Beaux-Arts to Art-in-General: A Bit of History. In: DUVE, T. DE. Aesthetics at large. Vol.1. Art, Ethics, Politics. Chicago: The University of Chicago Press, 2018.
DUVE, T. de Kant after Duchamp. Massachusetts: The MIT Press, 1996.
GARRAMUÑO, F. Mundos en común. Ensayos sobre la inespecificidad en el arte. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015.
GROYS, B. The topology of contemporary art. In: Smith, Terry et al. Antinomies of Art and Culture: Modernity, Postmodernity, Contemporaneity. Durham: Duke University Press, 2009.
HORNE, L. Literaturas reales. Transformaciones del realismo en la narrativa latinoamericana contemporánea. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2011.
KRAUSS, R. Under blue cup. Massachusetts: The MIT Press, 2011.
LADDAGA, R. Espectáculos de realidad. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2007.
LEWITT, S. Sentences on conceptual art. In: LEWITT, S. Conceptual art: a critical anthology. Ed. Alberro, Alexander & Blake Stimson. Massachusetts: The MIT Press, 1999.
LUDMER, J. Aquí América Latina. Una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
OSBORNE, P. The Terminology is in Crisis: Postconceptual Art and New Music. In: OSBORNE, P. The Postconceptual Condition. London: Verso, 2018.
OSBORNE, P. Art beyond aesthetics. In: OSBORNE, P. Anywhere of not at all: Philosophy of Contemporary Art. Londres: Verso, 2013.
SEBALD, G. W. Campo Santo. Barcelona: Anagrama, 2007.
SERRA, R.; FOSTER, H. Conversations about sculpture. New Haven: Yale University Press, 2018.
TASSINARI, A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.