Literatura, ruína e memória em O arquivo das crianças perdidas, de Valeria Luiselli

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p199-217

Palavras-chave:

Romance Contemporâneo, Arquivo, Migração, Alteridade, Literatura mexicana

Resumo

Este ensaio propõe uma análise do romance O arquivo das crianças perdidas, da escritora mexicana Valeria Luiselli, que se volta para a questão das crianças migrantes detidas na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Nossa hipótese interpretativa é que o romance tematiza as dificuldades de narrar a complexidade de uma alteridade radical a partir do ponto de vista restrito da narradora, uma jornalista mexicana que viaja com a família pela região da fronteira. Nossa conclusão é que o romance faz uma crítica da ideia da inclusão social por meio da multiplicação de discursos culturais. Para isso, utilizaremos reflexões teóricas de autores que pensaram as relações entre memória e literatura, tais como Walter Benjamin, Dolf Oehler e Fredric Jameson, entre outros.  

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Biografia do Autor

Marcos César de Paula Soares, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Inglês pela Universidade de São Paulo (1990) e
doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo
(2000). Fez pós-doutorado na Universidade de Yale, EUA (2004) e na Universidade de Columbia,
EUA (2012). É Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área
de Letras, com ênfase em Literaturas Inglesa e Norte Americana, atuando principalmente nos
seguintes temas: crítica materialista, narrativa e história, cinema e romance norte-americano. É
autor de "Figurações do falso em Joseph Conrad" (Humanitas, 2013). Sua tese de Livre-
Docência se intitula "A alegria da experimentação, o trabalho colaborativo e a política das
formas: Robert Altman nos anos 70". 

Referências

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Soares, M. C. de P. (2023). Literatura, ruína e memória em O arquivo das crianças perdidas, de Valeria Luiselli. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (31), 199–217. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p199-217