A soturna narrativa do velho Eulálio em Leite Derramado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p161-181

Palavras-chave:

Chico Buarque, Leite Derramado, Ambiguidade discursiva, Anatomia, Melancolia

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir acerca dos pressupostos que compõem o ideário melancólico do narrador Eulálio d’Assumpção, em Leite Derramado (2009), de Chico Buarque, cuja decadência norteia a percepção do passado e faz com que o ponto de vista seja articulado entre o sarcasmo e a impossibilidade de modificar sua existência. Nesse sentido, a narrativa é construída por camadas discursivas ambivalentes, que evidenciam um esvaziamento do sentido de tradição para o narrador, a perda de identidade, com o advento da modernidade na qual ele não se reconhece, e do controle que exerce sobre a mulher, Matilde, objeto irrecuperável do aristocrata. Para isso, a leitura aqui realizada tem como mediação alguns tópicos teóricos sobre a melancolia, como os estudos de Freud (2010) e de Giorgio Agamben (2007), e os pressupostos sobre anatomia de Northrop Frye (2013). Por meio de um discurso ininterrupto e vertiginoso, Eulálio tenta atualizar o seu passado, transportando-o imaginariamente ao presente pelo recurso da narração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Simeão Silva Maduro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura
e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com bolsa CAPES.  Mestre pelo mesmo programa. Cursou Estudios Literarios Latinoamericanos na Universidad Tres de Febrero em Buenos Aires. Tem especialização em
Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e graduação em Letras pelo Centro Universitário UNIFIEO –
Osasco. É membro do Grupo de Pesquisa O narrador e as fronteiras do relato, veiculado ao Programa de Estudos
Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Sandro Roberto Maio, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Possui doutorado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (2017), mestrado Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2008) e graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2001). Desenvolve pesquisa [pós doutorado] sobre narratividade e romance na literatura brasileira sob a supervisão da Professora Dra. Maria Rosa Duarte de Oliveira. Atua no grupo de pesquisa O narrador e as fronteiras do relato [PUC -SP]. Coordenador e Docente do curso de Letras e do curso de Biblioteconomia da Universidade Metropolitana de Santos.

Referências

AGAMBEN, G. Estâncias. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

BUARQUE, C. Leite derramado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BURTON, R. Anatomia da melancolia (Fragmentos). Trad. Salvato Telles de Menezes. Lisboa: Quetzal, 2014.

FRYE, N. Anatoma da crítica: quatro ensaios. Trad. Marcus de Martini. São Paulo: É Realizações, 2013.

SCLIAR, M. Saturno nos trópicos – a melancolia europeia chega ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SIGMUND, F. Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Maduro, P. S. S. ., & Maio, S. R. (2023). A soturna narrativa do velho Eulálio em Leite Derramado. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (31), 161–181. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p161-181