“A solidão é a tinta da viagem”
experiências migrantes na narrativa brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p66-86Palavras-chave:
Deslocamento, Identidade, Barbárie, Bernardo Carvalho, Milton HatoumResumo
O objetivo deste artigo é analisar dois aspectos nos romances Simpatia pelo demônio (2016), de Bernardo Carvalho, e A noite da espera (2017), de Milton Hatoum: deslocamentos migratórios/exílicos e rastros da barbárie em sua dimensão social e pessoal. As obras tratam da experiência do deslocamento com suas tensões e subjetividades, colocando em evidência a noção de estraneidade para além da dimensão territorial (Canclini, 2016). Na obra de Carvalho, a perspectiva é a do estrangeiro que cruza países na tentativa de combater o terrorismo no mundo em meio às vicissitudes da própria identidade em conflito. Na obra de Hatoum, o olhar é o de um sujeito exilado que escreve e realiza um resgate da memória para elaborar o passado e tentar seguir em frente. Essas duas perspectivas se complementam, na medida em que refletem a pluralidade das narrativas migrantes.
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