<b>Profecias galopantes de Hitchcock </b>

Autores

  • Leda Tenório da Motta

Resumo

Muitos dos problemas ambientais, políticos, comportamentais e até mesmo sexuais com que hoje nos debatemos são tópicos de Hitchcock. Há uma briga da natureza com a cultura e um medo de ter medo, uma síndrome do pânico avant la lettre, em Os pássaros (The birds, 1963) e um Big Brother elegante em Janela indiscreta (Rear window, 1954). Há também uma crise das categorias genéricas nas personagens masculinas fragilizadas por bloqueios emocionais e nas loiras tão glaciais quanto fálicas de Um corpo que cai (Vertigo, 1958) e Psicose (Psycho, 1960). Trata-se de mostrar que é possível entrever o século XXI através da arte hitchcockiana, notadamente aquela que constitui a fase norte-americana do artista. Palavras-chave: Hitchcock; síndrome do pânico; voyeurismo; gêneros Abstract: Hitchcock’s galloping prophecies — This article discusses to what extent Hitchcock’s masterpieces Rear Window (1954), Vertigo (1958), Psycho (1960) and The Birds (1963) anticipated most of today’s environmental, political, behavioral and sexual problems. Its main purpose is to demonstrate that the 21st century can be glimpsed through Hitchcockian art, especially through the films produced during the moviemaker’s American phase in the fifties and sixties. Keywords: Hitchcock; panic syndrome; voyeurism; gender

Metrics

PDF views
325
Jan 2008Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202631
|

Downloads

Publicado

2007-09-13

Edição

Seção

Dossiê | Dossier