<b>Profecias galopantes de Hitchcock </b>
Resumo
Muitos dos problemas ambientais, políticos, comportamentais e até mesmo sexuais com que hoje nos debatemos são tópicos de Hitchcock. Há uma briga da natureza com a cultura e um medo de ter medo, uma síndrome do pânico avant la lettre, em Os pássaros (The birds, 1963) e um Big Brother elegante em Janela indiscreta (Rear window, 1954). Há também uma crise das categorias genéricas nas personagens masculinas fragilizadas por bloqueios emocionais e nas loiras tão glaciais quanto fálicas de Um corpo que cai (Vertigo, 1958) e Psicose (Psycho, 1960). Trata-se de mostrar que é possível entrever o século XXI através da arte hitchcockiana, notadamente aquela que constitui a fase norte-americana do artista. Palavras-chave: Hitchcock; síndrome do pânico; voyeurismo; gêneros Abstract: Hitchcock’s galloping prophecies — This article discusses to what extent Hitchcock’s masterpieces Rear Window (1954), Vertigo (1958), Psycho (1960) and The Birds (1963) anticipated most of today’s environmental, political, behavioral and sexual problems. Its main purpose is to demonstrate that the 21st century can be glimpsed through Hitchcockian art, especially through the films produced during the moviemaker’s American phase in the fifties and sixties. Keywords: Hitchcock; panic syndrome; voyeurism; genderMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2007-09-13
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.