Sobrevivência de imagens do cinema das vanguardas

Autores

  • Eduardo Peñuela Cañizal Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

cinematographic images, iconography, survival, technology, supports and intertextuality

Resumo

Minha intenção neste trabalho é lidar com o pressuposto de que a tecnologia de algumas media constrói suportes que garantem a sobrevivência das imagens, além de produzir modos sutis de intertextualidade. Para tanto, lido com a distinção de dois tipos de imagens: as que advêm da “relatividade” e as que se engendram no Surrealismo.

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Biografia do Autor

Eduardo Peñuela Cañizal, Universidade de São Paulo (USP)

possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1959) e doutorado em Letras Neolatinas pela mesma Instituição (1965), onde obteve (1982), por Concurso Público, o Cargo de Professor Titular nos domínios de teoria do cinema, poética das manifestações não-verbais e produção cinematográfica junto ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou Pós-Doutorado (1987) na Stanford University, Estados Unidos, na área de imagem. Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade de São Paulo onde Coordena o Centro de Pesquisa em Poética da Imagem e Titular da Universidade Paulista, vice-presidente - International Association for Visual Semiotics- e Professor Visitante, credenciado no Master de Audiovisual da Universidad Internacional de Andalucía - Sede de La Rábida. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes domínios de conhecimento: cinema, análise do discurso, cultura e mídia, intertextualidade e dialogismo em imagens estáticas e em movimento. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6707993081990828

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Publicado

2007-06-29

Edição

Seção

Dossiê | Dossier