Survival of images from avant-garde cinema

Authors

  • Eduardo Peñuela Cañizal Universidade de São Paulo (USP)

Keywords:

cinematographic images, iconography, survival, technology, supports and intertextuality

Abstract

My intention here is to discuss the hypothesis that the technology of some media builds supports that ensure the survival of cinematographic images. My own interest in this theme lies in its potential for creating subtle forms of intertextuality. To this end, I deal with iconographic forms molded by avant-garde cinema, distinguishing between “relative” and “surrealistic” images.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Eduardo Peñuela Cañizal, Universidade de São Paulo (USP)

possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1959) e doutorado em Letras Neolatinas pela mesma Instituição (1965), onde obteve (1982), por Concurso Público, o Cargo de Professor Titular nos domínios de teoria do cinema, poética das manifestações não-verbais e produção cinematográfica junto ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou Pós-Doutorado (1987) na Stanford University, Estados Unidos, na área de imagem. Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade de São Paulo onde Coordena o Centro de Pesquisa em Poética da Imagem e Titular da Universidade Paulista, vice-presidente - International Association for Visual Semiotics- e Professor Visitante, credenciado no Master de Audiovisual da Universidad Internacional de Andalucía - Sede de La Rábida. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes domínios de conhecimento: cinema, análise do discurso, cultura e mídia, intertextualidade e dialogismo em imagens estáticas e em movimento. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6707993081990828

Published

2007-06-29

Issue

Section

Dossiê | Dossier