A dupla expressão da identidade do jornal

Autores

  • Ana Claudia Mei Alves Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica - Brasil

Palavras-chave:

newspaper, semiotics, sociosemiotics, identity, esthetic, plastic expression

Resumo

A identidade do jornal é estudada nos aspectos sensíveis e corpóreos de seus modos de presença e de seu estilo, que se impõem em sua interação com outros sujeitos. Para analisála, colocamo-nos no campo da semiótica das situações, objetivando contribuir para maior inteligibilidade do sensível na mídia impressa. Apoiamo-nos teórica e metodologicamente na semiótica de A. J. Greimas e, em especial, na sociossemiótica de E. Landowski e na semiótica plástica de J.-M. Floch. Destacamos no arranjo plástico da expressão do jornal dois tipos de processamento de sua identidade. O primeiro estrutura-se por uma estética invariável do arranjo das particularidades distintivas que nomeia o jornal. Distinguindo-se das demais mídias, essa diferença constrói a identidade nominal. O segundo tipo estrutura-se na primeira página por meio de variações dos arranjos dos elementos constituintes da sintagmática, mostrando a pluriatualização da estética identitária. Integrados, os dois mecanismos definem o próprio da identidade do jornal. Enquanto o nome assertivamente apresenta quem enuncia, a diagramação põe essa identidade à prova diariamente nas metamorfoses dos arranjos da plasticidade do mesmo. Em consonância, enquanto um mecanismo afirma a identidade, o outro comprova sua sustentação e a reafirma.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Mei Alves Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica - Brasil

Professora titular da PUC/SP. Dirige pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica Discursiva, interessando-se por textos das mídias e das artes. Publicou os livros Neolítico/Arte Moderna, Fala Gestual (São Paulo, Perspectiva, 1987, 1989), Vitrinas, acidentes estéticos na cotidianidade (São Paulo, EDUC, 1997). Entre as suas organizações de publicação coletiva, destacam-se: Semiótica plástica (São Paulo, Hacker, 2004), Semiótica, Mídia e Arte, número especial da revista Nexos, Pós graduação de Educação da Universidade Anhembi Morumbi, (São Paulo, Terra, 1998); em co-editoria: com E. Landowski e R. Dorra, a coletânea Semiótica, estesis, estética (São Paulo-Puebla, EDUC-UAP-1999); com E. Landowski, Do inteligível e o sensível (São Paulo, EDUC, 1995) e com Y. Fechine, Imagens técnicas, Semiótica da Arte, Visualidade, urbanidade, intertextualidade (São Paulo, Hacker, 1998). Tem publicado suas pesquisas no campo da Moda. nas seguintes fontes: Coleção Stylus, dirigida por J. Guinsburg, nos volumes: O Classicismo (1999), O Expressionismo (2001), O Pós-Modernismo (2004), O Surrealismo (2008) e, em Revista Gragoatá: "Moda-Pintura" (Niterói, UFF: IL, 1998). É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994, editando a publicação anual do Caderno de Textos (treze números) e a coleção Documentos de estudo (quatro números). Participa de várias associações de pesquisadores, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos ABES 2003-2005), Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP (2000-2002), Associação Internacional de Semiótica Visual - AISV (1996-1998). Atua também como consultora científica de PUCSP-CEPE, FAPESP, CNPq, CAPES. Como consultora, atua no âmbito das organizações, da publicidade e da marcas. Última atualização do currículo em 19/06/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2458418074368433

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Publicado

2007-11-14

Edição

Seção

Artigos | Articles