O corpo nas imagens midiáticas

Autores

  • Lourdes Gabrielli Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCL - Centro de Comunicação e letras - Brasil
  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) - Brasil

Palavras-chave:

sports and culture, cultural identity, imaginary body, media

Resumo

Nesse artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre esporte e transformações sociais. Considerando a mídia uma das principais instituições de divulgação das aspirações sociais, desenvolvemos uma análise das imagens de corpo presentes nas mensagens midiáticas que tematizam o esporte. Nas representações do corpo do atleta identificamos aspectos do imaginário de corpo na atualidade que aludem à idéia de superação dos limites físicos e também a de diversidade étnica e cultural.

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Biografia do Autor

Lourdes Gabrielli, Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCL - Centro de Comunicação e letras - Brasil

Doutora em Comunicação e Semiotica pela PUCSP(2007), é graduada em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1980) e mestre em Comunicação e Semiotica pela Pontifícia Universidade Católica de S Paulo (1992) . Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de S Paulo. É co-autora do Livro Redação Publicitaria, lançado em 2004 pela Campus-Elsevier. Última atualização do currículo em 21/10/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1286996699095876

Tânia Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) - Brasil

Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP, e Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes ECA-USP. Leciona, desde 1993, em cursos de Comunicação Social, Propaganda e Marketing e Publicidade e Propaganda como professora de Redação Publicitária, Comunicação e Expressão e Teoria da Comunicação. É professora-pesquisadora do programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e da graduação, nível em que ministra a disciplina Língua Portuguesa I, que tem como fundamentos teórico-práticos a Lingüística e a Análise de Discurso, bem como as técnicas de redação publicitária. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa que investiga o imaginário de corpo na publicidade brasileira e tem publicado trabalhos acadêmicos a respeito dos seguintes temas: representação de corpo na publicidade; práticas e imaginário de consumo; transformações do discurso publicitário e constituição do mercado consumidor no Brasil. É também membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS-INEP) do MEC. Última atualização do currículo em 07/10/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666577010721422

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Publicado

2007-10-29

Edição

Seção

Artigos | Articles