The body in media messages involving sports

Authors

  • Lourdes Gabrielli Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCL - Centro de Comunicação e letras - Brasil
  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) - Brasil

Keywords:

sports and culture, cultural identity, imaginary body, media

Abstract

The body in media messages involving sports — In this article, we intend to establish possible approximations between the neo-Baroque and the present time based on Calabrese’s studies. Broaching two of the characteristics pointed out by the aforementioned author — excess and complexity — we analyze the body images that are present in mediatic messages involving sports. We consider that the idea of the athlete’s body surpassing its physical limits and the notion of ethnic and cultural diversity that constitute such images allude to the imaginary of the post-organic body. The athlete’s body thus personifies the aspirations of society.

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Author Biographies

Lourdes Gabrielli, Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCL - Centro de Comunicação e letras - Brasil

Doutora em Comunicação e Semiotica pela PUCSP(2007), é graduada em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1980) e mestre em Comunicação e Semiotica pela Pontifícia Universidade Católica de S Paulo (1992) . Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de S Paulo. É co-autora do Livro Redação Publicitaria, lançado em 2004 pela Campus-Elsevier. Última atualização do currículo em 21/10/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1286996699095876

Tânia Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) - Brasil

Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP, e Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes ECA-USP. Leciona, desde 1993, em cursos de Comunicação Social, Propaganda e Marketing e Publicidade e Propaganda como professora de Redação Publicitária, Comunicação e Expressão e Teoria da Comunicação. É professora-pesquisadora do programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e da graduação, nível em que ministra a disciplina Língua Portuguesa I, que tem como fundamentos teórico-práticos a Lingüística e a Análise de Discurso, bem como as técnicas de redação publicitária. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa que investiga o imaginário de corpo na publicidade brasileira e tem publicado trabalhos acadêmicos a respeito dos seguintes temas: representação de corpo na publicidade; práticas e imaginário de consumo; transformações do discurso publicitário e constituição do mercado consumidor no Brasil. É também membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS-INEP) do MEC. Última atualização do currículo em 07/10/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666577010721422

Published

2007-10-29

Issue

Section

Artigos | Articles