A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete

Autores

  • Francisco Leite Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

publicidade contra-intuitiva, crenças, estereótipo, efeito ricochete

Resumo

O propósito deste artigo é compartilhar com o leitor algumas noções conceituais de publicidade contra-intuitiva e observar seus possíveis efeitos na reavaliação, desconstrução de crenças e estereótipos sociais, na estrutura cognitiva do indivíduo receptor. Destaca-se entre os reflexos provavelmente gerados o irônico efeito ricochete, segundo a teoria desenvolvida por Daniel M. Wegner. A aplicação para se discutir o cruzamento da narrativa contra-intuitiva e o efeito ricochete será, neste primeiro momento, pela exemplificação do filme Motorista, peça integrante da campanha publicitária da Fiat do Brasil “Reveja seus conceitos”, para o lançamento do automóvel Palio 2002. Um experimento laboratorial está sendo desenvolvido pelos autores para se mensurar de maneira consistente a apresentação teórico-conceitual exposta.

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Biografia do Autor

Francisco Leite, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de Interfaces Sociais da Comunicação, e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo (USP)

Possui mestrado em Propaganda - University of North Carolina (1990) e doutorado em Comunicação Social - University of North Carolina (1996). Atualmente é professor doutor da ECA-Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, pesquisa de mercado, comunicação de riscos, realidade virtual, comportamento do consumidor, recepção, persuasão e propaganda comparativa. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6490537603735219

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Publicado

2007-10-29

Edição

Seção

Artigos | Articles