A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete
Palabras clave:
publicidade contra-intuitiva, crenças, estereótipo, efeito ricocheteResumen
O propósito deste artigo é compartilhar com o leitor algumas noções conceituais de publicidade contra-intuitiva e observar seus possíveis efeitos na reavaliação, desconstrução de crenças e estereótipos sociais, na estrutura cognitiva do indivíduo receptor. Destaca-se entre os reflexos provavelmente gerados o irônico efeito ricochete, segundo a teoria desenvolvida por Daniel M. Wegner. A aplicação para se discutir o cruzamento da narrativa contra-intuitiva e o efeito ricochete será, neste primeiro momento, pela exemplificação do filme Motorista, peça integrante da campanha publicitária da Fiat do Brasil “Reveja seus conceitos”, para o lançamento do automóvel Palio 2002. Um experimento laboratorial está sendo desenvolvido pelos autores para se mensurar de maneira consistente a apresentação teórico-conceitual exposta.Descargas
Publicado
2007-10-29
Cómo citar
Leite, F., & Batista, L. L. (2007). A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete . GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (15). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1501
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