Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Autores

  • Tania Montoro Universidade de Brasília
  • Ceiça Ferreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Feminino negro, cinema brasileiro, gênero, raça.

Resumo

Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.

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Biografia do Autor

Tania Montoro, Universidade de Brasília

Tania Montoro é PHD em Cinema e Televisão pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora e pesquisadora de Teoria do Cinema na Graduação em Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Email: taniamontoro@unb.br

Ceiça Ferreira, Universidade de Brasília

Conceição de Maria Ferreira Silva (Ceiça Ferreira) é jornalista e doutoranda em Comunicação na Universidade de Brasília. Bolsista Reuni/Capes. Atua nas áreas de cinema, raça e gênero. Email: ceicaferreira@gmail.com

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos | Articles