Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Authors

  • Tania Montoro Universidade de Brasília
  • Ceiça Ferreira Universidade de Brasília

Keywords:

Feminino negro, cinema brasileiro, gênero, raça.

Abstract

Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.

Author Biographies

Tania Montoro, Universidade de Brasília

Tania Montoro é PHD em Cinema e Televisão pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora e pesquisadora de Teoria do Cinema na Graduação em Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Email: taniamontoro@unb.br

Ceiça Ferreira, Universidade de Brasília

Conceição de Maria Ferreira Silva (Ceiça Ferreira) é jornalista e doutoranda em Comunicação na Universidade de Brasília. Bolsista Reuni/Capes. Atua nas áreas de cinema, raça e gênero. Email: ceicaferreira@gmail.com

Published

2014-06-06

How to Cite

Montoro, T., & Ferreira, C. (2014). Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro. Galaxia, (27). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147

Issue

Section

Artigos | Articles