Imersão em games narrativos

Autores

  • Suely Fragoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Palavras-chave:

Games. Imersão. Suspensão de Descrença. Agência. Interatividade. Interfaces. Encenação de Crença.

Resumo

O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realidade. Duas características das narrativas midiáticas interativas – o exercício da agência eas disparidades entre as interfaces de hardware e software – evidenciam o caráter ativo do envolvimento do público com as representações midiáticas. Propõe-se que, no caso dos games, essa habilidade que permite agir simultaneamente no mundo do jogo e no mundo real estaria melhor caracterizada como uma encenação de crença.

Downloads

Metrics

PDF views
1,121
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202675
|

Biografia do Autor

Suely Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

Programa de Pós-Graduação em Design

Downloads

Publicado

2014-12-13

Edição

Seção

Artigos | Articles