MÍDIA: VEÍCULO OU ESPAÇO? As transformações na mediação cultural e na atuação de grupos sociais

Autores

  • Glauco Rodrigues Cortez PUC-Campinas

Resumo

Este artigo busca entender a mídia como um espaço cultural no qual as sociedades enfrentam seus conflitos e estabelecem consensos. Para isso, busca compreender esse espaço de comunicação como um espaço de mediação cultural que sofre grande transformação a partir do advento da Modernidade. Essa transformação ocorre porque o espaço mediador da sociedade deixa de ser geograficamente delimitado e controlado pelo Estado e passa a se transformar lentamente em um espaço móvel e fluido, representado pela mídia e controlado pelas classes hegemônicas. Essa mudança de localização e materialização do espaço seria uma fonte de dificuldade para que grupos sociais e representantes de outras classes sociais pudessem interferir de forma mais intensa nesse processo cultural gerado pela mídia.

Metrics

PDF views
1,123
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026112
|

Biografia do Autor

Glauco Rodrigues Cortez, PUC-Campinas

Professor Dr. Pesquisador do Centro de Linguagem e Comunicações da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Edição

Seção

Artigos | Articles