MÍDIA: VEÍCULO OU ESPAÇO? As transformações na mediação cultural e na atuação de grupos sociais

Autores

  • Glauco Rodrigues Cortez PUC-Campinas

Resumo

Este artigo busca entender a mídia como um espaço cultural no qual as sociedades enfrentam seus conflitos e estabelecem consensos. Para isso, busca compreender esse espaço de comunicação como um espaço de mediação cultural que sofre grande transformação a partir do advento da Modernidade. Essa transformação ocorre porque o espaço mediador da sociedade deixa de ser geograficamente delimitado e controlado pelo Estado e passa a se transformar lentamente em um espaço móvel e fluido, representado pela mídia e controlado pelas classes hegemônicas. Essa mudança de localização e materialização do espaço seria uma fonte de dificuldade para que grupos sociais e representantes de outras classes sociais pudessem interferir de forma mais intensa nesse processo cultural gerado pela mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glauco Rodrigues Cortez, PUC-Campinas

Professor Dr. Pesquisador do Centro de Linguagem e Comunicações da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Edição

Seção

Artigos | Articles