Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

crítica de mídia, Escreva Lola escreva, contratos comunicacionais

Resumo

Este artigo procurou dar luz às estratégias discursivas do blog feminista Escreva Lola escreva a partir da teoria dos contratos comunicacionais Charaudeau. Tal contrato é pautadonos dados externos – condição de identidade, finalidade, propósito e dispositivo – e internos – espaço de locução, relação e tematização – do discurso. Para identificar as características do contrato foi analisada uma amostra de 102 textos que versavam sobre a influência do discurso midiático na manutenção das características patriarcais da sociedade brasileira. Verificou-se que o blog criticou mais frequentemente (38,61%) o tratamento dos casos de violência contra a mulher, procurando trazer à tona a responsabilidade da mídia na chamada “cultura do estupro”. Concluiu-se que o contrato firmado entre o blog e seu público é pautado em uma relação bidirecional, visando difundir uma cultura de consumo crítico das informações.

Biografia do Autor

Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-doutoranda no PPGCom da Universidade Federal do Paraná, com bolsa Capes PNPD.

Downloads

Como Citar

Rizzotto, C. C. (2014). Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/19043

Edição

Seção

Artigos | Articles