Regimes de interação no videoclipe: a experiência interativa de The Wilderness Downtown

Autores

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Carlos Henrique Sabino Caldas Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

videoclipe, estratégias enunciativas, interação, sociossemiótica.

Resumo

O artigo analisa o videoclipe dentro do contexto de convergência midiática, em que os recursos de produção presentes nos diferentes dispositivos de comunicação infoeletrônicos agem no processo de constituição de sua linguagem, criando experiências inovadoras nos modos de fruição e nas realidades de consumo. Estruturados sobre as relações interativas possibilitadas pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas, pretende-se demonstrar como as estratégias enunciativas constituem um dos principais mecanismos de discursivização na configuração dos novos formatos de videoclipes. Nesta perspectiva, realizar-se-á a análise da experiência de videoclipe interativo desenvolvida pelo diretor Chris Milk, “The Wilderness Downtown”, a partir do arcabouço teórico-metodológico da sociossemiótica, em especial os regimes de interação.

 


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre-docente em Comunicação Televisual pela  Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Comunicação Social - Curso de Radialismo e dos  Programas de Pós-Graduação em Comunicação (doutorado e mestrado acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital (mestrado profissional). Líder do Grupo de Estudos Audiovisuais - GEA e Diretora TV UNESP.  E-mail: asilvia@faac.com.br

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Publicitário, doutorando do curso de Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista – UNESP, bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq e membro do GEA (Grupo de Pesquisa em Estudos Audiovisuais da UNESP). E-mail: carlossabinocaldas@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos | Articles