Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme 'As Hipermulheres'

Autores

  • Bernard Belisário Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Palavras-chave:

Documentário, Cinema indígena, Kuikuro, Mise-en-scène

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos lmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os cantos aparecem no filme como motor de muitas das performances filmadas. Buscamos então na sua mise-en-scène documentária as relações entre a forma sonoro-musical dos cantos, os corpos dos sujeitos em cena e os movimentos da câmera em cena.

 

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Biografia do Autor

Bernard Belisário, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG onde desenvolve sua pesquisa acerca dos filmes-rituais do cinema indígena. Desde 2003 atua em projetos de formação audiovisual nos mais diversos contextos sócio-culturais brasileiros. Trabalhou na emissora de televisão Rede Minas, onde atuou como diretor de documentários no Núcleo de Registro do Patrimônio Imaterial. É montador, finalizador e colorista de cinema além de membro da ONG Associação Imagem Comunitária.

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Publicado

2015-11-12

Edição

Seção

Artigos | Articles