Lembrar, esquecer, memorizar, rememorar: memória e modos de existência

Autores

  • Mariana Luz Pessoa de Barros USP

Palavras-chave:

discurso autobiográfico, modos de existência, campo de presença, semiótica discursiva

Resumo

Nas obras autobiográficas, conforme o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto. Conduz-nos desse modo, nos termos da semiótica tensiva, da dêixis da ausência para a da presença. Entretanto, na história contada, as experiências vividas pelo sujeito do narrado caminham no sentido contrário, da presença para a ausência, adentrando o esquecimento e também a memória. Nosso objetivo é discutir como esses dois percursos são encenados nos discursos autobiográficos – o percurso da lembrança e o percurso do esquecimento –, bem como seus efeitos de sentido.

Metrics

PDF views
896
Dec 04 '16Dec 07 '16Dec 10 '16Dec 13 '16Dec 16 '16Dec 19 '16Dec 22 '16Dec 25 '16Dec 28 '16Dec 31 '16Jan 01 '1767
| |

Biografia do Autor

Mariana Luz Pessoa de Barros, USP

Possui bacharelado e licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestrado (2006) e doutorado (2011) em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand, no ano de 2010. Atuou como professora de linguística e semiótica na Graduação e na Pós-Graduação e como professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio (ensino regular e EJA). É membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP (Ges-USP), coordenadora do Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas (FAPS-USP) e faz parte da Comissão Editorial da Revista Estudos Semióticos. Atualmente, desenvolve o projeto de pós-doutorado "Memória, ciência e educação: um estudo discursivo dos memoriais acadêmicos" junto ao programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, língua portuguesa, estudos do texto e do discurso, semiótica, autobiografia, memória, tempo, gênero, literatura e ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles