Lembrar, esquecer, memorizar, rememorar: memória e modos de existência

Auteurs-es

  • Mariana Luz Pessoa de Barros USP

Mots-clés :

discurso autobiográfico, modos de existência, campo de presença, semiótica discursiva

Résumé

Nas obras autobiográficas, conforme o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto. Conduz-nos desse modo, nos termos da semiótica tensiva, da dêixis da ausência para a da presença. Entretanto, na história contada, as experiências vividas pelo sujeito do narrado caminham no sentido contrário, da presença para a ausência, adentrando o esquecimento e também a memória. Nosso objetivo é discutir como esses dois percursos são encenados nos discursos autobiográficos – o percurso da lembrança e o percurso do esquecimento –, bem como seus efeitos de sentido.

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Biographie de l'auteur-e

Mariana Luz Pessoa de Barros, USP

Possui bacharelado e licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestrado (2006) e doutorado (2011) em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand, no ano de 2010. Atuou como professora de linguística e semiótica na Graduação e na Pós-Graduação e como professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio (ensino regular e EJA). É membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP (Ges-USP), coordenadora do Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas (FAPS-USP) e faz parte da Comissão Editorial da Revista Estudos Semióticos. Atualmente, desenvolve o projeto de pós-doutorado "Memória, ciência e educação: um estudo discursivo dos memoriais acadêmicos" junto ao programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, língua portuguesa, estudos do texto e do discurso, semiótica, autobiografia, memória, tempo, gênero, literatura e ensino de língua portuguesa.

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Publié-e

2016-12-04

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Rubrique

Artigos | Articles