Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa

Autores

  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale

Palavras-chave:

Selfies, Plataformas, Instagram

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar intervenções que a plataforma Instagram exerce em relação à configuração das selfies como objeto de pesquisa. Essa perspectiva se alinha com a abordagem que defende uma postura que visa tomar criticamente os dados digitais utilizados em investigações das Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, em um primeiro momento, este artigo se vale do modelo proposto por Van Dijck (2013) que interpreta plataformas tanto como construtos tecno-culturais quanto como estruturas sócio-econômicas. A partir do tensionamento entre levantamento bibliográfico e evidências empíricas captadas em estudos anteriores, destaca-se que as dinâmicas incentivadas pela plataforma privilegiam a instantaneidade nas interações em torno de imagens, e levam a considerar as propriedades conversacionais das selfies para além de seu aspecto visual, em termos de legendas, hashtags e localização, reconfigurando a questão da visibilidade associada à exposição pessoal nesta plataforma.

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora no PPG em Processos e Manifestações Culturais, no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Montardo, S. P. (2019). Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (41). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/37688

Edição

Seção

Artigos | Articles