Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa
Palavras-chave:
Selfies, Plataformas, InstagramResumo
Este artigo tem por objetivo identificar intervenções que a plataforma Instagram exerce em relação à configuração das selfies como objeto de pesquisa. Essa perspectiva se alinha com a abordagem que defende uma postura que visa tomar criticamente os dados digitais utilizados em investigações das Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, em um primeiro momento, este artigo se vale do modelo proposto por Van Dijck (2013) que interpreta plataformas tanto como construtos tecno-culturais quanto como estruturas sócio-econômicas. A partir do tensionamento entre levantamento bibliográfico e evidências empíricas captadas em estudos anteriores, destaca-se que as dinâmicas incentivadas pela plataforma privilegiam a instantaneidade nas interações em torno de imagens, e levam a considerar as propriedades conversacionais das selfies para além de seu aspecto visual, em termos de legendas, hashtags e localização, reconfigurando a questão da visibilidade associada à exposição pessoal nesta plataforma.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.