Kristeva e Butler: significância, performatividade e produção como parâmetros para uma semiótica crítica

Autores

  • Cássio de Borba Lucas Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)
  • Alexandre Rocha da Silva Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)

Palavras-chave:

Significância, performatividade, produtividade, semiótica

Resumo

O artigo propõe um diálogo entre as teorias de Julia Kristeva e Judith Butler com o objetivo de retomar suas contribuições para uma semiótica crítica da comunicação. Indica, para tanto, uma série de ressonâncias que parecem conectar os distintos projetos das autoras em um similar viés pós-estruturalista. Na primeira seção, são exploradas estas ressonâncias por meio das noções de “experiência discursivamente condicionada”, de “práticas significantes” e da possibilidade de “intervenção crítica” na comunicação com viés desconstrucionista. Na segunda seção, trata-se de indicar a centralidade, no pensamento das duas pensadoras, do conceito de produção, que parece fundamentar as perspectivas da significância e da performatividade de que cada uma lança mão para evidenciar os desafios micropolíticos da comunicação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cássio de Borba Lucas, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)

Mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM-UFRGS; doutorando em Comunicação e Informação pelo PPGCOM-UFRGS.

Alexandre Rocha da Silva, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)


Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pós-doutorado na Université de Paris III.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos | Articles