Consumo audiovisual em plataformas digitais: a configuração de práticas e fluxos na rotina de usuários da Netflix

Autores

Palavras-chave:

consumo audiovisual, plataformas digitais, Netflix.

Resumo

O artigo aborda as práticas relacionadas ao consumo de conteúdo audiovisual em plataformas digitais a partir do estudo da relação dos usuários com a Netflix, sob o viés da teoria da prática. A reflexão parte do resultado da tese de doutoramento da autora, que envolveu a coleta de dados quantitativos e qualitativos. Neste artigo, são discutidos os resultados das entrevistas e a observação dos espaços de consumo dos usuários. Em termos gerais, nota-se o estabelecimento e a reprodução de fluxos de consumo interconectados, nos quais usuários e empresa relacionam-se recursivamente: de um lado, há a disponibilização contínua de conteúdo, e do outro, o acesso rotinizado, fragmentado e marcado pela insaciabilidade e autonomia do tempo dedicado à prática, o que favorece a manutenção da estrutura estabelecida pela plataforma. 

Biografia do Autor

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale (Mestrado Profissional em Indústria Criativa).

Downloads

Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Artigos | Articles