Neomaterialismo & Antropológicas

Autores

Palavras-chave:

Neomaterialismo. Antropocentrismo. Affordances. Comunicação social

Resumo

O texto se propõe como debate acadêmico, sobre artigo recém-publicado por autor relevante da área da Comunicação. Dois componentes imbricados são percebidos no artigo debatido: um, propositivo, que é academicamente valorizado; e um de combate, onde aparecem contradições com o primeiro componente. A expressão antropocentrismo é debatida no uso feito para caracterizar pesquisas não alinhadas à proposta heurística que o autor oferece. A desqualificação de oponentes assim construídos não presta serviço à própria heurística – que, em si, oferece boa contribuição para a área. Finalmente, com base no conceito de affordances e na percepção da diversidade de objetos e pesquisas na área da Comunicação, propomos um acolhimento da heurística na forma de teoria intermediária. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz W. J. G. Braga, Unisinos

José Luiz Braga é Professor Titular no PPG em Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. Pesquisador 1A do CNPq. Doutor em Comunicação pelo Institut Français de Presse (1984). Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais e professor na UFPB e na UnB. Foi Presidente da Compós, gestão 1993-95.

Downloads

Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Artigos | Articles