A mentalidade censória de Rogério Nunes tematizada no jornalismo impresso dos anos 1970

Autores

Palavras-chave:

censura, jornalismo impresso, televisão, ditadura militar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas sobre a censura às diversões públicas materializadas na atuação de Rogério Nunes, que ocupou a chefia de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) entre os anos de 1971 a 1979, durante a ditadura militar no Brasil. A partir da noção de mentalidade expressa por Vovelle (1991), foi realizada uma pesquisa empírica em acervos de jornais de grande circulação publicados no período, de modo a identificar o tratamento dado ao censor e à prática da censura, e perceber marcas ideológicas que repercutem valores morais vigentes na época.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Dr. do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. É Presidente da Rede Folkcom (gestão 2019/2021) e realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-doutora em Comunicação pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL).

Downloads

Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Artigos | Articles