A mentalidade censória de Rogério Nunes tematizada no jornalismo impresso dos anos 1970

Auteurs-es

Mots-clés :

censura, jornalismo impresso, televisão, ditadura militar.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas sobre a censura às diversões públicas materializadas na atuação de Rogério Nunes, que ocupou a chefia de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) entre os anos de 1971 a 1979, durante a ditadura militar no Brasil. A partir da noção de mentalidade expressa por Vovelle (1991), foi realizada uma pesquisa empírica em acervos de jornais de grande circulação publicados no período, de modo a identificar o tratamento dado ao censor e à prática da censura, e perceber marcas ideológicas que repercutem valores morais vigentes na época.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Dr. do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. É Presidente da Rede Folkcom (gestão 2019/2021) e realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-doutora em Comunicação pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL).

Téléchargements

Publié-e

2021-07-07

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles