O cérebro no cinema contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

imagem-neuro, sujeito cerebral, cinema, eXistenZ, Cronenberg.

Resumo

Na cultura ocidental, o cérebro aparece como figura fundamental, referido muitas vezes como lugar exclusivo de origem da mente. Tal cenário configura um regime de visibilidade que tem sido classificado de virada neu- ral. Posto isso, o texto investiga como as imagens midiáticas — em especial a cinematográfica — têm incorporado essa perspectiva neurocêntrica. A partir do conceito de imagem-neuro de Patricia Pisters (2012a) e à luz da filosofia deleu- ziana, tomamos como exemplo o filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg, no intuito de evidenciar que o cinema recente encarna de forma paradoxal essa ideologia do “sujeito cerebral” (VIDAL; ORTEGA, 2019).

Biografia do Autor

Isadora Meneses Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

Rodrigues, I. M. (2021). O cérebro no cinema contemporâneo. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 46(46). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/49548

Edição

Seção

Artigos | Articles