O cérebro no cinema contemporâneo

Autores/as

Palabras clave:

imagem-neuro, sujeito cerebral, cinema, eXistenZ, Cronenberg.

Resumen

Na cultura ocidental, o cérebro aparece como figura fundamental, referido muitas vezes como lugar exclusivo de origem da mente. Tal cenário configura um regime de visibilidade que tem sido classificado de virada neu- ral. Posto isso, o texto investiga como as imagens midiáticas — em especial a cinematográfica — têm incorporado essa perspectiva neurocêntrica. A partir do conceito de imagem-neuro de Patricia Pisters (2012a) e à luz da filosofia deleu- ziana, tomamos como exemplo o filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg, no intuito de evidenciar que o cinema recente encarna de forma paradoxal essa ideologia do “sujeito cerebral” (VIDAL; ORTEGA, 2019).

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Biografía del autor/a

Isadora Meneses Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-07-07

Número

Sección

Artigos | Articles