Atravessamentos decoloniais da fotografia contemporânea negra sul-africana

Autores

Palavras-chave:

fotografia, África do Sul, arte contemporânea negra, deco- lonialidade, Kgomotso Neto

Resumo

As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decoloniais africanas representadas a partir de novos marcadores de liberdade e do registro da vida cotidiana nas townships e centros urbanos da África do Sul. O artigo faz uma leitura dos lugares, simbologias e identidades a partir das suas fotografias, enfatizando os modos como a negritude é percebida e construída através de uma lente que dá a ver novas formas de contestação do legado colonial. A partir da análise de dois projetos do artista, o texto argumenta que seu trânsito por distintas referências e linguagens e sua relação íntima com o cotidiano urbano lhe permitem realizar jogos com as representações de corpos e de espaços, convidando-nos a perceber estilos de vida, de liberdade e de moda como lugares de luta e de resistência, com os quais busca apontar e ultrapassar lacunas e opressões coloniais.

Biografia do Autor

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias PPgEM

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL, Portugal). Mestre em Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH UNL, Portugal). Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É pesquisador do Grupo Pragmáticas da Comunicação (PRAGMA-UFRN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação visual, atuando com pesquisas sobre: metodologias participativas visuais, fotografia, artes visuais, decolonialidade, raça, negritude, direitos humanos e juventude. 

Fernando Gonçalves, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Uerj e do PPGCOM-Uerj, bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e artista visual. É Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2003) e Pós-doutor em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V (2008). Foi professor convidado na Universidade de Montpellier III em 2019 e pesquisador visitante na Universidade de Bari, em 2016. Em 2002, realizou estágio doutoral na Tisch School of the Arts da NYU. Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social entre 2012 e 2016 e Vice-Coordenador do PPGCOM-Uerj em 2011. Coordenou o GT de Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós de 2018 a 2019, tendo sido Vice-Coordenador de 2016 a 2017. Coordena, desde 2010, o Grupo de Pesquisa TRAMA, certificado pelo CNPq

Downloads

Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Artigos | Articles