O silêncio em A paixão de Joana D’Arc
Palavras-chave:
cinema mudo, Carl-Theodor Dreyer, história do cinema, A paixão de Joana D'ArcResumo
O artigo aborda o filme A paixão de Joana D’Arc (1927) de Carl-Theodor Dreyer, que buscou representar o estado de graça da personagem icônica, recorrendo ao uso exaustivo do primeiro plano (como evidenciado por sua vasta fortuna crítica), mas também optando por uma ambiência completamente silenciosa, que torna o filme ao mesmo tempo um documento fidedigno ao fato histórico e uma obra artística com densa organicidade. A descrição de momentos significativos da obra é amparada em referências historiográficas (Johan Huizinga e Alain Corbin) e teóricas (José Moure e John Cage).
Referências
AUMONT, J. Du visage au cinema. Paris: Etoile/Cahiers du Cinéma, 1992.
___________. O olho interminável - cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BALÁZS, B. Béla Balázs: Early Film Theory. New York: Berghahb, 2010.
BERNANOS, G. Sob o sol de Satã. Tradução de Jorge de Lima. Rio de Janeiro: Realizações, 2010.
BONITZER, P. Le gros orteil. Cahiers du cinéma, Paris, n. 232, outubro 1971.
BORDWELL, D. Filmguide to La Passion de Jeanne D’Arc. Bloomington: Indiana University Press, 1973.
______________. The films of Carl-Theodor Dreyer. Califórnia: University of California Press, 1981.
CAGE, J. Silence. Connecticut: Wesleyan University Press, 1973.
CHASTEL, A. Traité de la peinture de Léonard. Paris: Berger - Levrault, 1987.
CHION, M. La voz en el cine. Madri: Catedra, 2004.
CORBIN, A. A History of the Silence - From the Renaissance of the Present Day. Londres: Politty Press, 2018.
DELEUZE, G. L'Image-Mouvement. Paris: Éditions de Minuit, 1983.
DROUZY, M. A qui appartient la Jeanne D’Arc de Dreyer? 1895 - revue d'histoire du cinéma, n. 3, p. 3-6, 1987.
EISENTEIN, S. The film sense. LEYDA, Jay (org.). New York: Meridian, 1957.
EISNER, L. Rencontre avec Dreyer. Cahiers du Cinéma, n. 48, 1955.
ERBER, L.. A captura dos corpos falantes no cinema de Carl Th. Dreyer. Tese de Doutorado: PUC-RJ, 2012.
GODARD, J.-L. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
HUIZINGA, J. O declínio da Idade Média. São Paulo: Ulisseia, 1985.
KIERKEGAARD, S.. Temor e Tremor. In: Os pensadores. São Paulo: Abril, 1974.
MOURE, J. Du silence au cinéma. MEI - Mediation et Information, Paris, 1998. p. 24-38.
O'BRIEN, C. Rethinking National Cinema: Dreyer's La Passion de Jeanne D’Arc and the Academic Aesthetic. Cinema Journal, v. 35, n. 4, verão 1996.
ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2007
PELEKIN, J. Maria através dos séculos - seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PICARD, M.. The World of Silence. Nova York: Gateway, 1963.
SADOUL, G. História do cinema mundial. Rio de Janeiro: Martins, 1963.
SIMMEL, G. La signification esthétique du visage [1901]. In: SIMMEL, G. La tragédie de la culture et autres essais. JANKÉLÉVITCH, Vladimir (org.) Paris: Bibliothèque Rivages, 1988.
STEINER, G. O repúdio à palavra. In: STEINER, G. Linguagem e silêncio - ensaios sobre a crise da palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
VIEIRA, Y. F. A Paixão de Joana D’Arc segundo Dreyer. In: MACEDO, J. R.; MONGELLI, L. M. (. ). A Idade Média no cinema. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tatiane Monteiro da Cruz, Adilson Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.