Discurso de ódio nas redes sociais digitais: tipos e formas de intolerância na página oficial de Jair Bolsonaro no Facebook

Autores

Palavras-chave:

discurso de ódio, Jair Bolsonaro, redes sociais digitais, Facebook.

Resumo

Este artigo analisa os tipos e formas de discurso de ódio presentes na fanpage do político Jair Bolsonaro, entre os anos de 2013 e 2016 — período em que o parlamentar manifestava interesse em concorrer à presidência em 2018. Os procedimentos metodológicos envolvem uma articulação entre Mineração de Dados, Estatística e Análise do Conteúdo (AC) de 3.819.909 comentários. A extração dos dados foi realizada pelo Netvizz e um software foi desenvolvido exclusivamente para a mineração textual. A AC verificou os tipos de discursos de ódio presentes na página e a forma como os interagentes manifestaram a intolerância. Os resultados mostraram o ódio político-partidário como o mais recorrente, seguido pelo discurso sexista, LGBTfóbico e xenofóbico. As formas de manifestação mais recorrentes foram insultos e xingamentos, estereótipos e generalizações, sentimento de superioridade e ameaças.

Biografia do Autor

Luiz Rogério Lopes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná com Bolsa CAPES. Professor do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política - COMPA. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital - INCT.DD. Mestre em Comunicação, Política e Atores Coletivos na Universidade Federal do Paraná com Bolsa CAPES. MBA em Gestão e Produção em Rádio e TV (2012-2013) Especialista em Enologia e Vitivinicultura pela Universidade Tuiuti do Parará (2014-2015) Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008-2011).

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná


Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Já atuou como consultor do Banco Mundial, Bertelsmann Foundation (Alemanha), Adam Smith International (Reino Unido) e já foi assessor de pesquisas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Labhacker (Câmara dos Deputados) e W3C Brasil e Centro de Estudos sobre Tecnologias Web. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação Política e Democracia Digital com ênfase em campanhas digitais, e-participação, deliberação e conversações on-line, governo aberto e orçamentos participativos digitais.

Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Universidade Federal do Paraná


Pesquisador vinculado aos programas de pós-graduação em Comunicação e em Gestão da Informação; e docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP; com pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid e na Universitat Autònoma de Barcelona. É especialista em Computação - na área de Desenvolvimento de Software para Web - e em Gestão Pública pela UFSCar; e bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Unesp. Pesquisador na Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais, vinculada à Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor; e no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola do Futuro, da USP. É criador do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI), um software livre de gestão convergente e colaborativa de produção midiática registrado junto ao INPI. Atua nas áreas de Comunicação Organizacional, Jornalismo Digital, Jornalismo Especializado, Computação e Novas Tecnologias, com ênfase em temas como tecnologia de informação e comunicação, interatividade, Internet, desenvolvimento de software, software livre, Jornalismo Digital, inclusão digital e literacias digitais

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Publicado

2021-07-06

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Seção

Artigos | Articles