"Pare de tocar seu rosto!": as mudanças na percepção dos espectadores do filme Contágio com a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Contágio, COVID-19, coronavírus, pandemiaResumo
A pandemia de COVID-19 fez aumentar a procura pelo filme Contágio, um longa-metragem ficcional de 2011 cujo enredo aborda a disseminação em escala global de um novo vírus de transmissão respiratória e que causa uma doença com alta taxa de letalidade. Neste artigo, utilizamos uma metodologia quali-quantitativa para analisar 4.801 comentários sobre o filme postados em uma rede social sobre cinema. Comparamos as avaliações antes e depois de janeiro de 2020, quando o novo coronavírus foi considerado pela Organização Mundial da Saúde uma emergência de saúde pública de importância internacional. A análise das palavras e termos mais frequentes e da proximidade entre eles revelou como a pandemia alterou a percepção dos espectadores, que passaram a avaliar o filme mais pela sua verossimilhança da situação sanitária que pelos seus aspectos cinematográficos. Os resultados também mostram o potencial do cinema para a divulgação científica ao abordar conceitos, temas e controvérsias da ciência e da saúde.Referências
ADOLFO, K. Contágio: Roteirista fala sobre filme que “previu” coronavírus. Adoro Cinema, 2020. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-153521/>. Acesso em: 26 fev. 2021.
ANDREW, J. D. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
ATOCHERO, A. V. Del COVID-19 al covid 2.0: el virus es el mensaje. In: Grupo de Investigación Corona Social (comp.). Ensayos desconfinados: ideas de debate para la post pandemia. Badajoz: Antropiqa, 2020. p. 11-34.
BAKER, A. Global Cinema and Contagion. Film Quarterly, v. 66, n. 3, p. 5-14, 2013.
BALBINOT, E. M.; MIQUELIN, Charlie Antoni. O cinema como agente: educação e aprendi- zagem por narrativas de epidemias. In: SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 2., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Unespar/fap, 2013. p. 1-20.
BARBOSA, J. L. Por uma quarentena de direitos para as favelas e as periferias! Espaço e Economia, n. 17, p. 1-4, 2020.
BENSON-ALLOTT, C. Out of Sight. Film Quarterly, v. 65, n. 2, p. 14-15, 2011.
BLANES, J. P. Ficciones inmunitarias: sobre la lógica de la inmunidad en la cultura contem-
poránea. Papeles del Ceic, v. 2018, n. 1, p. 1-32, 2018.
BORBA, E. M. B. O uso de filme como recurso pedagógico no estudo de epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
BUCHANAN, K. Steven Soderbergh e Amy Seimetz fizeram os filmes mais importantes sobre pandemias. Terra, 2020. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/cinema/ steven-soderbergh-e-amy-seimetz-fizeram-os-filmes-mais-importantes-sobre-pandemias, 11306f51506365683095422690a53154yo41etlq.html>. Acesso em: 26 fev. 2021.
CAPPARROS, E. M.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Contexto & Educação, v. 30, n. 97, p. 94-116, 2015.
CASTELFRANCHI, Y. Computer-aided text analysis: na open-aired laboratory for social sciences. Journal of Science Communication, v. 16, n. 2, p. 1-11, 2017.
CLARK, T. Pandemic movie ‘Contagion’ is surging in popularity due to the coronavirus and has hit the No. 7 spot on iTunes. Insider, 2020. Disponível em: <https://www.busines- sinsider.com/coronavirus-contagion-movie-is-surging-in-piracy-rentals-on-itunes-2020-3>. Acesso em: 26 fev. 2021.
CONTÁGIO. Direção de Steven Soderbergh. Warner Bros, 2011.
DAVIS, M. “Is it Going to be Real?”: narrative and media on a pandemic. Forum: Qualitative Social Research, v. 18, n. 1, p. 1-19, 2017.
DELEO, R. Democratizing public health: citizen empowerment through the biothriller genre. Catalyst: A Social Justice Forum, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2014.
DIXON, D. P; JONES, J. P. The tactile topologies of Contagion. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 40, n. 2, p. 223-234, 2014.
DOMÍNGUEZ, N. M.; CASTELLANOS, A. R. Pertinencia del análisis de la película Contagio (2011) en el aprendizaje de la metodología clínica y epidemiológica en medicina. Journal of Medicine and Movies, v. 12, n. 3, p. 147-155, 2016.
FAN, Yi et al. Bat Coronaviruses in China. Viruses, v. 11, n. 3, p. 1-14, 2019.
FERRÉ-SADURNÍ, L.; MCKINLEY, J. Alex Jones Is Told to Stop Selling Sham Anti-Coro- navirus Toothpaste. The New York Times, 2020. Disponível em: <https://www.nytimes. com/2020/03/13/nyregion/alex-jones-coronavirus-cure.html>. Acesso em: 26 fev. 2021.
FIDALGO, S. S. Ciclo de mejora en el aula aplicado a la docencia universitaria de las enfer- medades transmisibles en Salud Pública. In: JORNADAS DE FORMACIÓN E INNOVACIÓN DOCENTE DEL PROFESORADO, 2019, Anais [...]. Editorial Universidad de Sevilla, 2019. p. 1569-1591.
FOURNIER, G. The BBC and Disaster Films: from education to entertainment. Inmedia, n. 72, p. 1-18, 2019.
GÓMEZ, P. A. La calamidad es un baile sin fin. Question/cuestión, v. 1, p. 1-7, 2020. GOOGLE. Google Trends. 2020. Disponível em: <https://trends.google.com.br/
trends/?geo=BR>. Acesso em: 26 fev. 2021.
GRACEWOOD, G. The Curve. Letterboxd, 2020. Disponível em: <https://news.letterboxd. com/post/613161636990205952/the-curve-contagion>. Acesso em: 26 fev. 2021.
GRAVINA, M. G. P.; MUNK, M. Dinâmicas de oficinas de textos em Biologia: ferramentas para a alfabetização científica em tempos de fake news. Experiências em Ensino em Ciências, v. 14, n. 3, p. 612-620, 2019.
IMBERT, G. Imaginarios posapocalípticos en el cine actual: entre la vuelta al origen y el fin de la humanidad. Contratexto, Lima, n. 22, p. 75-89, 2014.
JUDENSNAIDER, I. Contágio: o discurso do medo. Prometeica, São Paulo, n. 6, p. 79-95, 2012. KEANE, S. Disaster Movies: the cinema of catastrophe. Nova York: Columbia University
Press, 2006.
KORTANJE, M. E. Contagio y pandemia: crónicas de un desastre apocalíptico. Revista de
Antropologia Experimental, Jaén, n. 12, p. 261-270, 2012.
______. La Función del Virus en el Capitalismo Mortuorio. In: JORNADAS DE SOCIOLOGIA, 7,
, Buenos Aires. Anais [...]. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2017. p. 1-17. LEE, B. Containing the Contagion: treating the virus that inspired the film. Science Trans-
lational Medicine, v. 3, n. 105, p. 1-6, 2011.
LETTERBOXD. Social film discovery. 2020. Disponível em: <https://letterboxd.com/>.
Acesso em: 26 fev. 2021.
LOMAN, N.; GARDY, J. Contagion: a worthy entrant in the outbreak film genre. Biochemistry
on Screen, p. 22-25, jan. 2015.
MAINERO, X. S.; COVARRUBIAS, V. G. Enfermedades infecciosas, hacia una medicina perso-
nalizada. Revista Digital Universitaria, Cidade do México, v. 15, n. 6, p. 1-9, 2014. MARKENDORF, M.; FELIPPE, R. Ficções da peste: esboço para um estudo do imaginário
ficcional das doenças. Revista Scripta Uniandrade, v. 16, n. 1, p. 309-331, 2018.
MARTÍNEZ, M. J. F. et al. Enseñanza de la medicina a través del cine: una dilatada experiencia. In: JORNADAS DE INNOVACIÓN DIDÁCTICA EN LA UNIVERSIDAD DE SALAMANCA, 2, 2013, Salamanca. Anais [...]. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2013. p. 69-74.
MATHIJS, E. Referential acting and the ensemble cast. Screen, v. 52, n. 1, p. 89-96, 2011.
MENDONÇA, I. V. S.; PINHEIRO, L. C. Filme como estratégia propulsora para trabalhar noções epidemiológicas no ensino de Biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Realize, 2019. p. 1-12.
MESSIAS, I. M. O. et al. Relato de experiência: the film as a teaching strategy. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 6, p. 4304-4317, jun. 2019.
MIQUELIN, C. A.; BALBINOT, Edilce Maria. Cinema e educação em ciências: uma perspectiva metodológica para os professores. Tecné, Episteme y Didaxis, número extraordinário, p. 1809-1818, 2014.
Três saco meu Deus do céuMÜLLER, F. Inimigo invisível: a doença na literatura e no cinema. In: CONGRESSO INTER- NACIONAL DA ABRALIC, 8., 2013, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2013. p. 1-10.
OLIVEIRA, F.; GRAZINI, M. Filme de 2011 sobre pandemia dispara em plataforma da Claro. Folha de S. Paulo, 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ painelsa/2020/03/filme-de-2011-sobre-pandemia-dispara-em-plataforma-da-claro.shtml.> Acesso em: 26 fev. 2021.
PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’. Eduação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 525-540, 2009.
POKORNOWSKI, S. Insecure Lives: zombies, global health, and the totalitarianism of gener- alization. Literature and Medicine, v. 31, n. 2, p. 216-234, 2013.
ROJAS, J. E. Breves reflexiones sobre las imágenes del miedo al fin del mundo: el caso de las pandemias en la pantalla. Rev. Filosofía Univ. Costa Rica, n. 145, p. 37-44, 2017.
SCRIVNER, C. An Infectious Curiosity: morbid curiosity and media preferences during a pandemic [pré-print]. PsyArXiv, p. 1-14, 2020.
SIKORA, T. Bodies out of rule: transversal readings in canadian literature and film. Kraków: Wydawnictwo Naukowe Uniwersytetu Pedagogicznego, 2014.
SILVA JÚNIOR, C. A. O pensamento evolutivo como invariante universal em biologia estruturando o ensino de citologia em nível médio. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino em Ciências, Universidade Federal de Uberlândia, Uber- lândia, 2016.
SPERLING, N. ‘Contagion,’ Steven Soderbergh’s 2011 Thriller, Is Climbing Up the Charts. The New York Times, 2020. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2020/03/04/business/ media/coronavirus-contagion-movie.html>. Acesso em: 26 fev. 2021.
SUGIERA, M. Theatre as Contagion: making sense of communication in performative arts. Text Matters, n. 7, p. 291-304, 2017.
VENTOSA, R. F. Infección controlada: maneras de representar el estado de excepción en el cine de pandemias. Laocoonte: Revista de Estética y Teoría de las Artes, v. 2, n. 2, p. 189-205, 2015.
WHO. Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. World Health Organization, 2020a. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/ novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)- -and-the-virus-that-causes-it>. Acesso em: 26 fev. 2021.
WHO. Pneumonia of unknown cause – China. World Health Organization, 2020b. Disponí- vel em: <https://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkown-cause-china/ en/>. Acesso em: 26 fev. 2021.
WHO. Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019- nCoV). World Health Organization, 2020c. Disponível em: <https://www.who.int/news/ item/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations- -(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)>. Acesso em: 26 fev. 2021.
WORLDOMETER. COVID-19 Coronavirus Pandemic. 2021. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luisa Massarani, Luiz Felipe Fernandes Neves, Penélope Andreani Valadares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.