Alteridade no habitáculo: uma análise do dispositivo de confinamento em Dez, de Abbas Kiarostami
Palavras-chave:
Ten, Kiarostami, neo-realism, confinement deviceResumo
Resumo: Se há uma matriz na obra de Kiarostami é, principalmente, a de acompanhar perambulações de homens e crianças. Tal constante expõe um forte aspecto de sua relação com o cinema moderno: o Neo-realismo, a Nouvelle Vague e o Cinema Novo, sempre se puseram a olhar andarilhos e andanças, nos espaços amplos e vazios, nas cidades ou em meio à aridez do sertão. Em Dez (Iran, 2002), essa matriz se condensa de forma radical. Manifesto de um olhar contemporâneo para o estar dos homens no mundo, o traço documental que caracteriza o dispositivo do filme é aquele que confina o espectador às idas e vindas do carro de Mania em seus trajetos cotidiano pelas ruas de Teerã. Mas em que medida o habitáculo do carro, ao impor um controle excessivo nos procedimentos de filmagem, permite a evidência da vida ordinária, tão cara ao cinema moderno?Metrics
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Publicado
2011-07-07
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
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