Alteridade no habitáculo: uma análise do dispositivo de confinamento em Dez, de Abbas Kiarostami
Palabras clave:
Ten, Kiarostami, neo-realism, confinement deviceResumen
Resumo: Se há uma matriz na obra de Kiarostami é, principalmente, a de acompanhar perambulações de homens e crianças. Tal constante expõe um forte aspecto de sua relação com o cinema moderno: o Neo-realismo, a Nouvelle Vague e o Cinema Novo, sempre se puseram a olhar andarilhos e andanças, nos espaços amplos e vazios, nas cidades ou em meio à aridez do sertão. Em Dez (Iran, 2002), essa matriz se condensa de forma radical. Manifesto de um olhar contemporâneo para o estar dos homens no mundo, o traço documental que caracteriza o dispositivo do filme é aquele que confina o espectador às idas e vindas do carro de Mania em seus trajetos cotidiano pelas ruas de Teerã. Mas em que medida o habitáculo do carro, ao impor um controle excessivo nos procedimentos de filmagem, permite a evidência da vida ordinária, tão cara ao cinema moderno?Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-07-07
Número
Sección
Dossiê | Dossier
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.