“Atlas Mnemosine”, que Aby Warburg deixou inacabado, renasce em versão “original”

Autores

Palavras-chave:

fotojornalismo, Aby Warburg, guerra, imagem, imaginário

Resumo

Acompanhando o jornalismo de guerra desde seu princípio, a fotografia que registra tais episódios é marcada por uma bagagem imagética que se vale de fórmulas particulares para expressar diferentes emoções. Em seu livro, Leão Serva evidencia os caminhos através dos quais as imagens estabelecem tal método em nossa cultura, recorrendo sobretudo ao legado das pesquisas de Aby Warburg. O autor se baseia no Atlas Mnemosine de Warburg para criar seus próprios painéis, apontando as especificidades das fotografias de guerra e de que forma estão empregadas nelas as fórmulas da emoção, ou Pathosformeln. A obra de Serva é notável ao revelar como o processo de criação fotográfico dialoga com esses padrões e a como a utilização dos painéis pode contribuir na construção do conhecimento sobre o imaginário.

Biografia do Autor

Lucia Leão, PUC, São Paulo, SP

Lucia Leão é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde orienta mestrados, doutorados e pós doutorados. Atualmente é coordenadora o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. É líder do grupo de pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias InterLab21-CCM, CNPq. Bacharel em Artes, Especialista em Ação Cultural, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica, Leão realizou pós-doutorado em Artes na UNICAMP. Pesquisa sobre comunicação e semiótica, processos de criação, hipermídia, cibercultura e educação, fotografia, audiovisual, arte e tecnologia. lucleao@pucsp.br

Luma Santos de Oliveira, PUC-SP

Luma Santos de Oliveira é aluna de Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com orientação da Profa. Dra. Lucia Leão. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). É membro do grupo de pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias, InterLab21-CCM, CNPq da PUC-SP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação, comunicação e cultura, fotografia, tecnologia, arte contemporânea e semiótica.

Referências

BAITELLO, N. A serpente, a maçã e o holograma. esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.

DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, v. 1, 1995.

DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou o gaio saber inquieto – O olho da história, III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

GINZBURG, C. “De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método”. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: una biografía intelectual. Madri: Alianza Editorial, 1992.

KNIGHTLEY, P. The first casualty: The War Correspondent as Hero and Myth-maker from the Crimea to Iraq. London: Andre Deutsch, 2003.

LEÃO, L. Pensar o método e a produção de conhecimento. V!RUS, São Carlos, n. 20, 2020. [online]. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus20/?sec=4&item=2&lang=pt>. Acesso em: 12 Abr. 2021.

LEÃO, L; SALLES, C. A pesquisa em processos de criação: três perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividade, utopias e fabulações. Rio de Janeiro. p. 3865-3879, 2011.

SERVA, L. A fórmula da emoção na fotografia de guerra. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

WARBURG, A. A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contexto, 2013.

WARBURG, A. “Dürer e a antiguidade italiana”. In: Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Resenhas | Reviews