“Atlas Mnemosine”, que Aby Warburg deixou inacabado, renasce em versão “original”
Palavras-chave:
fotojornalismo, Aby Warburg, guerra, imagem, imaginárioResumo
Acompanhando o jornalismo de guerra desde seu princípio, a fotografia que registra tais episódios é marcada por uma bagagem imagética que se vale de fórmulas particulares para expressar diferentes emoções. Em seu livro, Leão Serva evidencia os caminhos através dos quais as imagens estabelecem tal método em nossa cultura, recorrendo sobretudo ao legado das pesquisas de Aby Warburg. O autor se baseia no Atlas Mnemosine de Warburg para criar seus próprios painéis, apontando as especificidades das fotografias de guerra e de que forma estão empregadas nelas as fórmulas da emoção, ou Pathosformeln. A obra de Serva é notável ao revelar como o processo de criação fotográfico dialoga com esses padrões e a como a utilização dos painéis pode contribuir na construção do conhecimento sobre o imaginário.Referências
BAITELLO, N. A serpente, a maçã e o holograma. esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, v. 1, 1995.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou o gaio saber inquieto – O olho da história, III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
GINZBURG, C. “De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método”. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: una biografía intelectual. Madri: Alianza Editorial, 1992.
KNIGHTLEY, P. The first casualty: The War Correspondent as Hero and Myth-maker from the Crimea to Iraq. London: Andre Deutsch, 2003.
LEÃO, L. Pensar o método e a produção de conhecimento. V!RUS, São Carlos, n. 20, 2020. [online]. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus20/?sec=4&item=2&lang=pt>. Acesso em: 12 Abr. 2021.
LEÃO, L; SALLES, C. A pesquisa em processos de criação: três perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividade, utopias e fabulações. Rio de Janeiro. p. 3865-3879, 2011.
SERVA, L. A fórmula da emoção na fotografia de guerra. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.
WARBURG, A. A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contexto, 2013.
WARBURG, A. “Dürer e a antiguidade italiana”. In: Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucia Leão, Luma Santos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.