Images in war journalism and Pathosformel: Warburg’s panels as a method of building knowledge

Authors

Keywords:

image, imaginary, photojournalism, Aby Warburg, war

Abstract

Following war journalism since its inception, the photography that records such episodes is marked by an imagery baggage that uses particular formulas to express different emotions. In his book, Leão Serva highlights the ways in which images establish such a method in our culture, drawing above all on the legacy of Aby Warburg's research. The author draws on Warburg's Atlas Mnemosyne to create his own panels, pointing out the specifics of war photographs and how the formulas of emotion, or Pathosformeln, are used in them. Serva's work is remarkable in revealing how the process of photographic creation dialogues with these standards and how the use of panels can contribute to the construction of knowledge about the imaginary.

Author Biographies

Lucia Leão, PUC, São Paulo, SP

Lucia Leão é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde orienta mestrados, doutorados e pós doutorados. Atualmente é coordenadora o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. É líder do grupo de pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias InterLab21-CCM, CNPq. Bacharel em Artes, Especialista em Ação Cultural, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica, Leão realizou pós-doutorado em Artes na UNICAMP. Pesquisa sobre comunicação e semiótica, processos de criação, hipermídia, cibercultura e educação, fotografia, audiovisual, arte e tecnologia. lucleao@pucsp.br

Luma Santos de Oliveira, PUC-SP

Luma Santos de Oliveira é aluna de Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com orientação da Profa. Dra. Lucia Leão. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). É membro do grupo de pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias, InterLab21-CCM, CNPq da PUC-SP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação, comunicação e cultura, fotografia, tecnologia, arte contemporânea e semiótica.

References

BAITELLO, N. A serpente, a maçã e o holograma. esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.

DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, v. 1, 1995.

DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou o gaio saber inquieto – O olho da história, III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

GINZBURG, C. “De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método”. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: una biografía intelectual. Madri: Alianza Editorial, 1992.

KNIGHTLEY, P. The first casualty: The War Correspondent as Hero and Myth-maker from the Crimea to Iraq. London: Andre Deutsch, 2003.

LEÃO, L. Pensar o método e a produção de conhecimento. V!RUS, São Carlos, n. 20, 2020. [online]. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus20/?sec=4&item=2&lang=pt>. Acesso em: 12 Abr. 2021.

LEÃO, L; SALLES, C. A pesquisa em processos de criação: três perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividade, utopias e fabulações. Rio de Janeiro. p. 3865-3879, 2011.

SERVA, L. A fórmula da emoção na fotografia de guerra. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

WARBURG, A. A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contexto, 2013.

WARBURG, A. “Dürer e a antiguidade italiana”. In: Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Published

2021-12-06

Issue

Section

Reviews