Tudo o que é sólido se desmancha no futuro

Percepções imaginárias do corpo em filmes futuristas.

Autores

Palavras-chave:

Ficção Científica, corpo humano, imaginário do futuro, cinema, Aby Warburg

Resumo

O presente estudo investiga as projeções do imaginário social sobre o futuro do corpo humano na imagem cinematográfica da ficção científica. Iniciamos pela perspectiva social de futuro que a publicidade no século 19 apontava para o ano 2000. Em seguida, por meio de uma análise de uma constelação de frames de filmes futuristas contemporâneos, inspirada nos estudos do pesquisador Aby Warburg, propõe-se uma perspectiva de leitura e compreensão de uma memória social e seus respectivos afetos sobre as projeções contemporâneas de futuro do corpo humano.

Biografia do Autor

Eduardo Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Eduardo Duarte Prof. Doutor. Mestre em Antropologia - UFPE, Doutor em Ciências Socias, PUC-SP. Departamento de Comunicação Social UFPE.

Gustavo Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Gustavo Ramos é jornalista e mestrando no programa de pós graduação em Comunicação. UFPE.

Referências

BATARCE, Renato. 964 PINOCCHIO (Shozin Fukui – 1991). Película Raivosa. 2011. Disponível em: <https://pelicularaivosa.wordpress.com/2011/03/14/964-pinocchio-shozin-fukui-%E2%80%93-1991/>. Acesso em outubro de 2019.

BERARDI, Franco. Depois do Futuro. São Paulo: Ubu editora, 2019.

DUARTE, Eduardo. A Fábula Restante dos Últimos Homens. Recife: Ed. Universitária. 2004.

DUARTE, Eduardo; SEVERIEN, Pedro. A insustentável leveza do deixar de ser. In: ARAUJO, Denize; BARROS, Ana Tais; CONTRERA, Malena; ROCHA, Rose de Melo (Org.). IMAG (EM) INÁRIO. São Paulo: Imaginalis. p. 2018.

GERGEN, Kenneth J. Technology and the self: From the essential to the sublime. In: GRODIN, Debra; THOMAS, Lindlof R. (Ed.). Constructing the self in a mediated world. California: Sage Publications, 1996.

JOHNSON, Christopher D. Memory, metaphor, and Aby Warburg's Atlas of images. Ithaca: Cornell University Press, 2012.

LEAKEY,Richard. A Evolução da Humanidade. São Paulo: Melhoramentos, 1981.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2017.

MACIEL, Jane Cleide de Souza. Atlas mnemosyne e saber visual. In: Revista Ícone. Recife: PPGCOM/UFPE, 2018.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.

MILLS, Ted. How French Artists in 1899 Envisioned Life in the Year 2000: Drawing the Future. OPEN CULTURE, 2015. Disponível em: <http://www.openculture.com/2015/09/how-french-artists-in-1899-envisioned-life-in-the-year-2000.html#comments>. Acesso em: 15 de setembro de 2018.

MINOIS, George. História do Futuro – dos profetas à prospectiva. São Paulo: UNESP. 2015

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.

MOORE, Sam. Tetsuo: The Iron Man and the dark side of transhumanism. The Little White Lies. Disponível em: <https://lwlies.com/articles/tetsuo-the-iron-man-and-the-dark-side-of-transhumanism/>. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

SIBILIA, Paula. O Homem pós Orgânico – a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto. 2014.

THOLOZANY, Pauline de. The Expositions Universelles in Nineteenth Century Paris. Brown University. Disponível em: https://library.brown.edu/cds/paris/worldfairs.html#de1900. Acesso em 10 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos | Articles