Tudo o que é sólido se desmancha no futuro
Percepções imaginárias do corpo em filmes futuristas.
Mots-clés :
Ficção Científica, corpo humano, imaginário do futuro, cinema, Aby WarburgRésumé
O presente estudo investiga as projeções do imaginário social sobre o futuro do corpo humano na imagem cinematográfica da ficção científica. Iniciamos pela perspectiva social de futuro que a publicidade no século 19 apontava para o ano 2000. Em seguida, por meio de uma análise de uma constelação de frames de filmes futuristas contemporâneos, inspirada nos estudos do pesquisador Aby Warburg, propõe-se uma perspectiva de leitura e compreensão de uma memória social e seus respectivos afetos sobre as projeções contemporâneas de futuro do corpo humano.
Références
BATARCE, Renato. 964 PINOCCHIO (Shozin Fukui – 1991). Película Raivosa. 2011. Disponível em: <https://pelicularaivosa.wordpress.com/2011/03/14/964-pinocchio-shozin-fukui-%E2%80%93-1991/>. Acesso em outubro de 2019.
BERARDI, Franco. Depois do Futuro. São Paulo: Ubu editora, 2019.
DUARTE, Eduardo. A Fábula Restante dos Últimos Homens. Recife: Ed. Universitária. 2004.
DUARTE, Eduardo; SEVERIEN, Pedro. A insustentável leveza do deixar de ser. In: ARAUJO, Denize; BARROS, Ana Tais; CONTRERA, Malena; ROCHA, Rose de Melo (Org.). IMAG (EM) INÁRIO. São Paulo: Imaginalis. p. 2018.
GERGEN, Kenneth J. Technology and the self: From the essential to the sublime. In: GRODIN, Debra; THOMAS, Lindlof R. (Ed.). Constructing the self in a mediated world. California: Sage Publications, 1996.
JOHNSON, Christopher D. Memory, metaphor, and Aby Warburg's Atlas of images. Ithaca: Cornell University Press, 2012.
LEAKEY,Richard. A Evolução da Humanidade. São Paulo: Melhoramentos, 1981.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2017.
MACIEL, Jane Cleide de Souza. Atlas mnemosyne e saber visual. In: Revista Ícone. Recife: PPGCOM/UFPE, 2018.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.
MILLS, Ted. How French Artists in 1899 Envisioned Life in the Year 2000: Drawing the Future. OPEN CULTURE, 2015. Disponível em: <http://www.openculture.com/2015/09/how-french-artists-in-1899-envisioned-life-in-the-year-2000.html#comments>. Acesso em: 15 de setembro de 2018.
MINOIS, George. História do Futuro – dos profetas à prospectiva. São Paulo: UNESP. 2015
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.
MOORE, Sam. Tetsuo: The Iron Man and the dark side of transhumanism. The Little White Lies. Disponível em: <https://lwlies.com/articles/tetsuo-the-iron-man-and-the-dark-side-of-transhumanism/>. Acesso em: 10 de outubro de 2019.
SIBILIA, Paula. O Homem pós Orgânico – a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto. 2014.
THOLOZANY, Pauline de. The Expositions Universelles in Nineteenth Century Paris. Brown University. Disponível em: https://library.brown.edu/cds/paris/worldfairs.html#de1900. Acesso em 10 de outubro de 2018.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Eduardo Duarte, Gustavo Ramos 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.