Família, escola e consumo cultural: articulações do campo empírico para analisar o consumo midiátic
Palavras-chave:
Capital cultural; Consumo Cultural; Consumo Midiático; Classe; Gênero.Resumo
O texto articula a teoria social de Bourdieu e as teorias das mediações de Martín-Barbero e do consumo cultural de García Canclini, com objetivo de compreender como as apropriações dos conteúdos midiáticos entre mulheres da classe trabalhadora colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. A discussão, proposta a partir da articulação de duas pesquisas empíricas, aponta a relevância de se traçar um panorama do capital cultural, em especial aquele acumulado na família e na escola, como forma de melhor compreender as dinâmicas que constituem o processo do consumo cultural, midiático e da recepção.
Referências
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
______. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.
COÊLHO, T. F.; MARQUES, A. C. S. Sertanejas conectadas: autonomia e subjetivação política nos usos do Facebook por mulheres no sertão do Piauí. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura, Salvador, v. 13, n. 2, p. 277-293, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/14000/9876. Acesso em: 12 de mar 2021.
COGO, D.; BRIGNOL, L. D. Redes sociais e os estudos de recepção na internet. In: XIX Encontro Anual da Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais [...] Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2010. Grupo de Trabalho: Recepção, usos e consumo midiático, p. 1-15. Disponível em: Microsoft Word - Denise Cogo.doc (puc-rio.br). Acesso em: 20 de ago 2020
ESCOSTEGUY, A. C. Comunicação e gênero no Brasil: discutindo a relação. Revista ECO-PÓS, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 103-138, 2020. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27643/pdf. Acesso em:23 de set 2021
FIGARO, R.; GROHMANN, R. O conceito de classe social nos estudos de recepção brasileiros. In: XXII Encontro Nacional da COMPOS, 2013, Salvador. Anais [...] Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. Grupo de Trabalho: Recepção: processos de interpretação, uso e consumos midiáticos, p. 1-17. Disponível em: www.compos.org.br/data/biblioteca_2117.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2020.
GARCÍA-CANCLINI, N. El consumo cultural: uma propuesta teórica. In: SUNKEL, G. Consumo cultural em América Latina. Santa Fé de Bogotá: Convénio Andrés Bello, 1999. p. 26-49.
______. Estudos sobre cultura: uma alternativa latino-americana aos cultural studies. [Entrevista cedida a] Ana Carolina Escosteguy, Ana Luiza Coiro e Renê Goellner. Revista FAMECOS, Porto Alegre. n. 30, ago. p. 7-15, 2006.
KERGOAT, D. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Tradução: Antônia Malta Campos. Novos Estudos CEBRAP, n. 86, mar. p. 93-103, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/hVNnxSrszcVLQGfHFsF85kk/?lang=pt. Acesso em:12 de mar. 2020
LIBARDI, G; JACKS, N. Interseccionalidade como ferramenta teórico metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático. Signos do Consumo, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 3-13, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174262/167412. Acesso em: 23 de set. 2021.
MARTÍN-BARBERO, J. Recepcion de meios y consumo cultural: travesias. In: SUNKEL, G. Consumo cultural em América Latina. Santa Fé de Bogotá: Convénio Andrés Bello, 1999. p. 2-25.
______. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, M. W. de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
______. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, D. de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 57-85.
______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
______. As formas mestiças da mídia: pesquisador fez da América Latina laboratório de uma original teoria da comunicação num mundo globalizado. [Entrevista cedida a] Mariluce Moura. Pesquisa FAPESP, 163. ed., setembro 2009. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-formas-mesticas-da-midia/. Acesso em: 12 de jun. 2012
MATTELART, A.; MATTELART, M. O prazer popular como revelação. In: MATTELART, A.; MATTELART, M. Pensar as mídias. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 131-138.
OROZCO GÓMEZ, G. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, D. de. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 81-98.
RONSINI, V. M. Mercadores de sentido: consumo de mídia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2007.
______. Carne e alma: ensaio sobre feminilidade, capital simbólico e melodrama. In: CAMPANELLA, B.; BARROS, C. (orgs.). Etnografia & consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: E-papers, 2016a. p. 133-156.
______. Telenovelas e a questão da feminilidade de classe. Revista MATRIZes, São Paulo, v. 10, n. 2, mai./ago. p. 45-60, 2016b.
SIFUENTES, L. “Todo mundo fala mal, mas todo mundo vê”: estudo comparativo do consumo de telenovela por mulheres de diferentes classes. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação), FAMECOS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.
SOUZA, J. O economicismo e a invisibilidade das classes. In: 37º Encontro Anual da ANPOCS, Águas de Lindóia. Anais [...] Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2013. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-37-encontro/st/st33/8631-as-classes-populares-para-alem-do-economicismo/file. Acesso em: 29 de ago. 2015
TOALDO, M.; JACKS, N. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In: XXII Encontro Nacional da Compós, Salvador. Anais [...] Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. UFBA, 2013. Grupo de Trabalho Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiáticos, p. 1-9. Disponível em: www.compos.org.br/data/biblioteca_2115.pdf. Acesso em: 29 de ago. 2015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.