Família, escola e consumo cultural: articulações do campo empírico para analisar o consumo midiátic

Autores/as

Palabras clave:

Capital cultural; Consumo Cultural; Consumo Midiático; Classe; Gênero.

Resumen

O texto articula a teoria social de Bourdieu e as teorias das mediações de Martín-Barbero e do consumo cultural de García Canclini, com objetivo de compreender como as apropriações dos conteúdos midiáticos entre mulheres da classe trabalhadora colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. A discussão, proposta a partir da articulação de duas pesquisas empíricas, aponta a relevância de se traçar um panorama do capital cultural, em especial aquele acumulado na família e na escola, como forma de melhor compreender as dinâmicas que constituem o processo do consumo cultural, midiático e da recepção.

Biografía del autor/a

Milena Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2022-05-19

Número

Sección

Artigos | Articles