Querelas esquecidas dos game studies:

monopólio e diversidade configuracional nos esports

Autores

Palavras-chave:

game studies, esports, comunicação, cultura gamer, diversidade

Resumo

O intuito deste artigo é promover uma crítica ao monopólio temático exercido pelo esport profissional. Para desenvolver este argumento, apresentamos a noção de diversidade configuracional dos esports para considerar um conjunto de situações de jogo que compõe as atividades e experiências esportivas voltadas para videogames. Tal diversidade seria formada por pelo menos quatro configurações de esports: profissional, bricolada, comunitária e escolar. Para essa construção, buscamos apoio na literatura dos game studies, da comunicação, dos esportes e em experiências de trabalho de campo etnográfico empreendidas entre 2016 e 2022 com diferentes matrizes que constituem os esports no país.

Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com período sanduíche na UFBA e UNEB. Especialista em Comunicação Científica na Amazônia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPA. Pesquisador do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD, UFRGS), do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Identidade (Consia, UFPA) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia na Comunicação (Inovacom, UFPA).

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Publicado

2023-03-21

Edição

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Artigos | Articles