James Joyce, Hélio Oiticica, labirintos, redes e tramas

Autores

  • Dulcília Helena Schroeder Buitoni Cásper Líbero, São Paulo, SP

Palavras-chave:

Labirinto; James Joyce; Hélio Oiticica; matriz construtiva; redes digitais.

Resumo

Labirinto como imagem e estrutura de narrativa, de pensamento e de rede: este artigo propõe uma investigação de base filosófica sobre a presença dessa configuração em produções literárias, manifestações artísticas e redes digitais. Ao relacionar o labirinto como matriz construtiva da obra Ulisses, de James Joyce, com o labirinto praticado e descrito por Hélio Oiticica, pretende-se traçar caminhos espaciais e temporais que emergem de produções estéticas e que também podem ser aplicados aos trânsitos nas redes da internet. O tom ensaístico reúne autores como Umberto Eco, Lucia Santaella, Gaston Bachelard, Paolo Santarcangeli, Josep M. Català, Lucia Leão, Antoinette Rouvroy e o próprio Hélio Oiticica. 

Biografia do Autor

Dulcília Helena Schroeder Buitoni, Cásper Líbero, São Paulo, SP

Professora titular aposentada da ECA-USP e professora sênior do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). 
Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. Mestrado e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A tese foi publicada em livro - Mulher de Papel (Loyola, 1981; Summus, 2009). Livre-docente e professora titular em Jornalismo na ECA-USP, onde foi docente de 1972 a 2005, tendo atuado na pós-graduação desde 1981. Professora do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2006 a 2015) e do Mestrado Profissional em Produção Jornalística da ESPM (2017 e 2018). Foi professora visitante da Universidad Autònoma de Barcelona em 1993 e 2000. Desde 2020 é professora sênior do  Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP; ministra disciplinas e orienta no Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras. Além de artigos científicos, alguns de seus livros: Quintal Mágico: educação arte na pré-escola (Brasiliense, 1986); De volta ao Quintal Mágico: a educação infantil na Te-Arte (Ágora, 2006); Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem (Saraiva, 2011); A cidade e a imagem (Org.) (In House, 2013) e Jornalismo em tempo de transforma&ccedi l;ão: desafios de produção e de ação (Org.) (Sulina, 2018). Temas preferenciais: narrativas da contemporaneidade; estudos visuais e comunicação; fotografia e documentário; comunicação e relações de gênero; comunicação e educação. 
 

Referências

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Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Artigos | Articles