James Joyce, Hélio Oiticica, labirintos, redes e tramas

Authors

  • Dulcília Helena Schroeder Buitoni Cásper Líbero, São Paulo, SP

Keywords:

Labirinto; James Joyce; Hélio Oiticica; matriz construtiva; redes digitais.

Abstract

Labyrinth as image and structure of narrative, thought, network: this article proposes a philosophical based investigation on the presence of this configuration in literary productions, artistic manifestations and digital networks. By relating the labyrinth as a constructive matrix of James Joyce's work Ulysses with the labyrinth practiced and described by Hélio Oiticica, it is intended to trace spatial and temporal paths that emerge from aesthetic productions and that can also be applied to transits in internet networks. The essayistic tone brings together authors such as Umberto Eco, Lucia Santaella, Gaston Bachelard, Paolo Santarcangeli, Josep M. Català, Lucia Leão, Antoinette Rouvroy and Hélio Oiticica himself.

Author Biography

Dulcília Helena Schroeder Buitoni, Cásper Líbero, São Paulo, SP

Professora titular aposentada da ECA-USP e professora sênior do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). 
Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. Mestrado e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A tese foi publicada em livro - Mulher de Papel (Loyola, 1981; Summus, 2009). Livre-docente e professora titular em Jornalismo na ECA-USP, onde foi docente de 1972 a 2005, tendo atuado na pós-graduação desde 1981. Professora do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2006 a 2015) e do Mestrado Profissional em Produção Jornalística da ESPM (2017 e 2018). Foi professora visitante da Universidad Autònoma de Barcelona em 1993 e 2000. Desde 2020 é professora sênior do  Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP; ministra disciplinas e orienta no Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras. Além de artigos científicos, alguns de seus livros: Quintal Mágico: educação arte na pré-escola (Brasiliense, 1986); De volta ao Quintal Mágico: a educação infantil na Te-Arte (Ágora, 2006); Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem (Saraiva, 2011); A cidade e a imagem (Org.) (In House, 2013) e Jornalismo em tempo de transforma&ccedi l;ão: desafios de produção e de ação (Org.) (Sulina, 2018). Temas preferenciais: narrativas da contemporaneidade; estudos visuais e comunicação; fotografia e documentário; comunicação e relações de gênero; comunicação e educação. 
 

References

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Published

2023-09-18

Issue

Section

Artigos | Articles