Um acerto de contas entre Latour e a Semiótica?
Palavras-chave:
Bruno Latour, Semiótica, Discurso científico, Enunciação, teoria ator-redeResumo
A semiótica é um campo de estudo frequentemente visitado por outras disciplinas. Um dos pesquisadores que retoma conceitos semióticos e que encontrou mais visibilidade e repercussão nas ciências humanas e sociais é, sem dúvida, Bruno Latour, sociólogo francês responsável, entre outras coisas, por análises do discurso científico e pelo desenvolvimento da teoria ator-rede. O livro Inchiesta sulle reti di senso: Bruno Latour nella svolta semiotica, escrito por Paolo Peverini, propõe justamente evidenciar possíveis correlações entre a teoria semiótica e a produção de Latour. A missão a que se propõe a publicação, na verdade, é dupla: se, de um lado, pretende explicitar como conceitos semióticos elaborados inicialmente por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores foram retomados nas investigações de Latour, reatribuindo a eles seu devido crédito, de outro lado pretende também abrir novas possibilidades investigativas no próprio campo da semiótica, ao imaginar como temas discutidos por Latour podem impactar desenvolvimentos futuros dos trabalhos semióticos.
Referências
GREIMAS, A. J. Pragmatique et sémiotique. Actes Sémiotiques - Documents, v. 50, 1984.
LANDOWSKI, E. et al. Profession : sémioticiens. II. Import / export en 2023. Acta Semiotica, III, 5, 2023, p. 247-264.
LATOUR, B.; FABBRI, P. La rhétorique de la science. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 13, 1977, p. 81-95.
LATOUR, B. “Piccola filosofia dell’enunciazione”. In: BASSO, P.; CORRAIN, L. (Orgs.) Eloquio del senso: dialoghi semiotici per Paolo Fabbri. Genova: Costa & Nolan, 1999, p. 71-94.
PEVERINI, P. Inchiesta sulle reti di senso: Bruno Latour nella svolta semiotica. Milano: Meltemi, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.