Sobre o valor dos gêneros musicais

desvelando as encenações do rockcentrismo na axiologia das categorizações musicais

Autores

Palavras-chave:

gênero musical, rockcentrismo, Simon Frith, categorizações musicais

Resumo

O artigo busca pensar criticamente as bases teórico-conceituais dos estudos dos gêneros musicais, examinando o papel que tais estudos, com base no rockcentrismo, exerceram na análise das categorizações musicais. Este percurso parte da observação crítica da influência que o livro Performing Rites: on the value of popular music, do britânico Simon Frith, teve sobre as produções brasileiras. Como contraponto a esse modelo de abordagem dos gêneros musicais, observa-se que, nos últimos anos, questões de gênero, raça e geopolítica foram abordadas de modo dinâmico por meio de gêneros musicais como o brega-funk e o funk em ambientações comunicacionais diferenciadas do universo do rock tradicional que balizou as abordagens usuais das categorizações musicais.

Biografia do Autor

Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista Produtividade do CNPq, professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena o Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (L.A.M.A) e possui diversas publicações entre livros e artigos sobre categorizações, cenas e gêneros musicais. 

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Publicado

2024-06-21

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Artigos | Articles