Sobre o valor dos gêneros musicais

desvelando as encenações do rockcentrismo na axiologia das categorizações musicais

Autores/as

Palabras clave:

gênero musical, rockcentrismo, Simon Frith, categorizações musicais

Resumen

O artigo busca pensar criticamente as bases teórico-conceituais dos estudos dos gêneros musicais, examinando o papel que tais estudos, com base no rockcentrismo, exerceram na análise das categorizações musicais. Este percurso parte da observação crítica da influência que o livro Performing Rites: on the value of popular music, do britânico Simon Frith, teve sobre as produções brasileiras. Como contraponto a esse modelo de abordagem dos gêneros musicais, observa-se que, nos últimos anos, questões de gênero, raça e geopolítica foram abordadas de modo dinâmico por meio de gêneros musicais como o brega-funk e o funk em ambientações comunicacionais diferenciadas do universo do rock tradicional que balizou as abordagens usuais das categorizações musicais.

Biografía del autor/a

Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista Produtividade do CNPq, professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena o Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (L.A.M.A) e possui diversas publicações entre livros e artigos sobre categorizações, cenas e gêneros musicais. 

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Publicado

2024-06-21

Número

Sección

Artigos | Articles